Apresentação da Pandavas

De Wiki Coolab
Ir para navegação Ir para pesquisar

Histórico

Mara – Fundadora da Escola Pandavas fez a apresentação do projeto.

A idéia surgiu dentro de um grupo de uma escola de filosofia, queríamos fazer desse mundo um espaço melhor para se viver. Quando viemos para cá não tinha nada. Viemos em barracas. Começamos a desbravar. A ideia era fazer um lar assistencial para crianças. O trabalho todo era voluntário e com jovens, afinal são eles que trazem a mudança.

Com vontade de mudar o mundo e sem dinheiro, mas muito e muita coragem e pouco senso de realidade (o que nos proporcionou realizar tudo isso). A escola de filosofia ainda existe no Rio é ligado a Associação Palas Athenas que ainda existe em São Paulo. E através dessas pessoas conseguimos doações para construir tudo isso.

Adotamos algumas crianças e quando chegou a idade escolar (Mara e seu companheiro adotaram 21 crianças ao longo desses anos), começamos a ter problemas com o interesse das crianças na escola. Então decidimos fazer a escola deles aqui. E tivemos que enfrentar a burocracia do nosso sistema educacional. Conseguimos passar por cima disso, montamos a escola primeiro para nossas crianças e algumas crianças das pessoas que moravam aqui na região . Começou com 17 crianças e já no ano seguinte tínhamos 35. Chegamos a ter 135 crianças. A Palas Athenas criou uma gráfica para que o lucro fosse revertido para o sustento da escola, e tivemos esse apoio por muitos e muitos anos, o que proporcionou que a escola fosse gratuita.

Em 2006 a gráfica ficou desatualizada, e fechou e em 2008 e ficamos por nossa conta e risco financeiramente falando. Decidimos criar o instituto pandavas que seria ao mantenedor da escola. Começamos uma nova batalha ao criar esse novo aparelho jurídico perdemos os títulos de utilidade pública. Começamos do zero com um CNPJ novo. Os professores passaram a trabalhar voluntariamente.

Temos uma manutenção deficiente da estrutura já existente, não atende a todas as nossas necessidades, não conseguimos registrar os professores, temos assim uma grande rotatividade de profissionais.

Contamos com pessoas idealistas que nos ajudam a manter a escola. Em 2016 fomos reconhecidos como escola inovadora. Em 2009 recebemos o selo de Preservação da mata Atlântica, quando chegamos aqui era tudo pasto. Temos foco na educação ambiental. É tudo lindo e maravilhoso, mas não temos dinheiro para contratação dos professores de forma correta.

Essa escola é um laboratório, experimentamos em tudo, o que dá certo mantemos o que dá errado descartamos. Adotamos o esquema da escola da ponte, de escola democrática. Já adotamos o sistema de assembleias. Temos uma experiência acumulada com a tecnologia de educação democrática.

Os pais contribuem financeiramente hoje. Ela foi gratuita enquanto a Palas Athenas mantinha. Agora os pais que podem pagam, mesmo assim 80% são bolsistas. Hoje temos 63 alunos. Infelizmente muitos professores foram embora por questões financeiras.

Durante a Manhã atendendemos as crianças do primeiro ao nono, alguns períodos todos os alunos ficam juntos e alguns momentos separamos por série.

Para manutenção eles fazemos esquema de mutirão com pais e professores. Hoje contamos com 17 a 20 professores. Calculamos que o custo da escola fica entre 50 e 60 mil para manutenção, com professores registrados e tudo. A escola já chegou a ter 5 pessoas só para manutenção.

Recebemos merenda escolar e o ônibus da prefeitura. Aqui a prefeitura fornece alimento mesmo, que já é bem diferente do que o Estado fornece bolacha e suco de caixinha. A prefeitura compra no mínimo 40% de produtores locais. Os pais gostariam de modificar um pouco a alimentação mas para isso precisaríamos de um coletivo de pais ativos para fazer acontecer, já teve pais vindo fazer a merenda da escola.

A história do terreno: na época a Palas tava procurando espaço para fazer esse trabalho e tinha um contato na prefeitura, os diretores apresentaram para o prefeito o projeto, e foi conseguido uma doação desse terreno que não tinha estrada nem nada na época. O terreno é um esquema de comodato por 99 anos. As vezes isso dificulta muito pois alguns editais exigem que você tenha propriedade da terra.

Por mais que precisamos de dinheiro, não nos vendemos. É um prazer ceder esse espaço para vocês, isso muda a sociedade. Então se nosso trabalho de 40 anos serve para abrigar novas ideias, então é parte do nosso sonho. Agora estamos numa nova fase, com uma nova energia, energia de resolver os problemas, várias pessoas chegando, estamos num momento novo aqui. A presença de vocês é uma energia nova também! É um momento de Alegria, estamos empolgados!

O Pandavas tem feito crowndfunding, e está aberto a doações! Temos outro projeto que é o Adote um Aluno! Alguém fica responsável financeiramente com um aluno e contribui mensalmente com esse aluno.

Temos outros projetos e produtos para nossa sustentabilidade financeira, temos o projeto trilha, fornecemos para escolas esse serviço mas se adapta a diversos públicos como empresas, grupos sociais, etc. É um trabalho de educação ambiental e social é interdisciplinar. Na Trilha, no meio da mata, os professores vão abordando diversos assuntos fazendo um divertido trabalho de edução ambiental. Esse é o nosso carro chefe para ter o retorno financeiro para poder manter a escola.

Tá para sair um site novo. O antigo tá bem desatualizado!

Adauri: To aqui a 20 anos, vim por conta dos meus 2 filhos. Eles se formaram e eu fiquei e to aqui até hoje.

Sem saber que era impossível foram lá e fizeram!