Visão geral do esquema

De Wiki Coolab
Ir para navegação Ir para pesquisar

Como criar redes comunitárias. . Apresentação: Bruno V.

A criação da parte física de uma rede comunitária, começa com o planejamento e implementação de uma rede mesh, onde vários roteadores modificados ligados entre si (direta ou indiretamente), fazem parte dessa rede, e vai ser a mesma rede, não precisa mudar de rede conforme muda de roteador, então você pode ir caminhando e utilizando a rede de diferentes roteadores sem nem perceber.

Para fazer essa rede, vamos trocar o firmware dos roteadores para LibreMesh. E depois fazemos um servidor para serviços como galerias de fotos, vídeos, rádios, chat, etc… Tudo que pode por na internet podemos fazer e disponibilizar em uma rede local, não precisamos de conexão de fora para poder fazer essa rede. Temos uma demanda tao grande da internet e não colocamos tanto esforço nisso. Podemos ter um chat local, compartilhamento de arquivos, vídeos, consultas populares, mural de eventos e classificados, etc…

E temos nessa rede 1 ou 2 roteadores que estão na borda da rede que pode se conectar com outras redes. Podemos ter alguns controles de uso da rede, todos que entram de fora tem que passar por ali, geralmente fazemos uma página apresentando nossa rede, como funciona, qual o bom uso que se pode faze dela. Também falando se o acesso é grátis, se tem que pagar, comprar crédito, onde e como, aqui trabalhamos com o sistema de voucher, assim quem quer utilizar a rede compra crédito, isso facilita pois não tem contrato deixando a gestão menos trabalhosa, quem não colabora mensalmente mas quer utilizar a rede pode fazer comprando o voucher que pode ter um período de uso. Isso é chamado Portal Cativo. Se quer acessar rede local, acesse aqui, se quiser acessar a internet você compra um voucher e pode usar. O voucher tem um código que você define o tempo de uso, 1 dia, 1 mês, etc...

Esse gateway – Portal Cativo é a melhor solução encontrada até agora.

Se quiser colocar essa rede na internet tem várias maneiras. Uma das maneiras são as redes longas distâncias – wifi quando a comunidade se encontra distante de serviços de internet. Podem chegar a 50 km de distância se não tem nada bloqueando a visada do local até o acesso de internet mais próximo, fazendo um link de vários quilômetros, até um lugar que tenha acesso a internet. Quando fazemos essa instalação não mexemos no firmware desses roteadores de longa distância, pois o que estão fazendo não é uma rede mesh é só um ponto a ponto. Para esse link ponto a ponto usamos roteadores específicos para essas distâncias com boa capacidade de banda.

Outra possibilidade é fazer uma ligação via satélite e dali distribuir para comunidade. Em Ubatuba os 2 lugares são feitos via satélite, via provedor HughesNet – com franquia muito limitada e cara. Acaba muito rápido nas comunidades. Mas já vale poder usar o whatsapp para muita dessas comunidades.

E agora vamos partir para as redes locais. Para instalar nos roteadores. Vamos preparar o firmware para trocar esses roteadores. Antes do almoço teremos vários pontos e roteadores.

Glossário:

;roteador
definição
;LibreMesh
definição
;firmware
definição
;rede mesh
definição
;portal cativo
definição
;gateway
definição
;link
definição