Configurando OpenWRT como extensor de rede wireless sem terminal

De Wiki Coolab
Revisão de 15h05min de 20 de julho de 2021 por Brunovianna (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esse é um tutorial baseado no Configurando_OpenWRT_como_extensor_de_rede_wireless, mas usando a interface Luci do openwrt, para quem não quer ou não sabe usar terminal pelo ssh. Foi testado num roteador wdr3500 da TP-Link.

O que faremos basicamente será conectar o nosso roteador, através do sinal de wifi à uma rede wireless, onde já temos a senha. Depois vamos criar uma rede wifi para repetir a primeira rede.

Materiais necessários:

 - Uma rede wifi
 - Um roteador com OpenWRT instalado
 - Computador ou celular com app de terminal para realizar as configurações

Primeiro, nos conectamos ao roteador extensor (que a partir de agora vamos chamar de repetidora). Pode ser por cabo de rede, caso você esteja no PC, ou por wifi caso esteja no celular e a repetidora já tenha um wifi de acesso. Estou supondo que o ip da repetidora seja 192.168.1.1, então abra o navegador no seu pc ou celular e entre nesse endereço.

Agora procuramos a rede que queremos estender. Para isso, vamos ao menu wireless, e no radio0 (ou radio1, caso exista) clicamos no botão "scan". Escolha "join" na rede desejada, inserindo a senha se houver ("key"). Depois clique no botão "save & apply".

Agora a repetidora já deve ter acesso à internet, mas ainda não repassa para quem está conectado nela. Mas por motivos de boa administração de rede, é bom designar um ip para ela diferente do roteador que dá acesso à internet. Então veja qual ip ela recebeu do roteador indo em network -> interfaces e ohando o valor ipv4 da wwan: deve ser algo do tipo 192.168.1.200. Anote e vamos à interface LAN, clicando no botão "edit" ao lado.

O que queremos é mudar o "static ip" Vamos usar o número adotado anteriormente, sendo que o quarto dígito seja 1, e o terceiro, um número diferente do anotado. Os dois primeiro dígitos ficam iguais.

  ip anotado -> static ip
  192.168.1.200 -> 192.168.2.1
  192.168.254.187 -> 192.168.3.1
  10.0.0.111 -> 10.0.1.1
  10.13.121.122 -> 10.13.122.1

Vamos criar uma rede wifi para quem quer quiser conectar na repetidora. Caso você esteja conectado por wifi nela, essa rede já existe. Portanto, pule o próximo parágrafo.

Vá em network -> wireless, botão "add". Embaixo, na "interface configuration", escolha mode "Access Point". Escreva o nome que quer dar à sua rede no lugar de "OpenWrt". Escolha a network "LAN". Caso queira colocar senha, vá na aba "wireless security", escolha a encryption "WPA2=PSK" e entre com a senha em key. Em seguida "save", e na outra página "save & apply".

Pronto! Sua repetidora já deve estar distribuindo internet por aí.