Como criar uma rede mesh

De Wiki Coolab
Revisão de 21h06min de 3 de maio de 2017 por Brunovianna (discussão | contribs) (Criou página com 'Por diversos motivos, a Coolab utiliza para distribuir o sinal em comunidades redes em malha com o firmware LibreMesh. Nesse tutorial, vamos instalar esse firmware em um rote...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Por diversos motivos, a Coolab utiliza para distribuir o sinal em comunidades redes em malha com o firmware LibreMesh.

Nesse tutorial, vamos instalar esse firmware em um roteador TP-LINK WDR-3500. O ideal na verdade é ter mais de um roteador para ver a rede funcionando na prática.

Conseguindo o firmware

O firmware nada mais é do que uma versão do linux especial para dispositivos portáteis. A LibreMesh é baseada na distribuição de linux OpenWRT (que na verdade passou por uma cisão e agora também é encontrada sob o nome de LeDe).

Existem diversas maneiras de conseguir o firmware: baixando uma imagem apropriada para seu roteador daqui, compilando o código fonte, ou, a nossa preferida, que é usar o cozinheiro de firmwares do Altermundi: http://chef.altermundi.net

Crie uma conta lá. Se você souber trabalhar com chaves SSH, pode subir a sua; do contrário não se preocupe com isso. Crie uma nova rede, completando os parâmetros mínimos. O nome é muito importante, porque ele é que vai ser o nome do wifi da sua rede (o SSID). Coloque seu próprio usuário como admin.

Clique em create firmware profile. Caso queira que sua chave SSH seja incluída no firmware para acesso mais rápido, cheque a caixinha correspondente. Deixe o resto todo no default, e escolha as caixinhas dos modelos de roteadores que vai usar - no nosso caso o primeiro, TP-LINK TL-WDR3500/3600/4300/4310. Clique em create, e na página seguinte escolha "cook", e na seguinte "cook" novamente. Aguarde a resposta por mail ou na própria página.

Quando estiver pronto, clique em "download firmware" e encontre o modelo do seu roteador que termina em "-factory.bin". O "-sysupgrade é para o caso em que você já tem o openwrt instalado. Baixe o arquivo para o seu computador.

Continua....