Auto-hospedagem e ip público parte 2

From Wiki Coolab
Jump to navigation Jump to search

Crie conta no Zerotier

Para essa parte do tutorial, é necessário criar uma conta no http://zerotier.com

Como funciona essa plataforma? O Zerotier te permite criar redes privadas virtuais em cada dispositivo que você instale o programa. Depois de criar sua conta, entre em https://my.zerotier.com e crie uma nova rede com qualquer nome. Vamos usar o Network ID gerado para tua rede para fazer nossas conexões.

Instale o Zerotier

Agora instale o zerotier no teu PC, na Raspi e em qualquer dispositivo que você queira usar para acessar a Raspi. Baixe os programas daqui: https://www.zerotier.com/download/ Você vai precisar usar o terminal no linux para configurar a rede com o comando:

sudo zerotier-cli join NETWORKID

onde NETWORKID é o ID da rede criada no my.zerotier.com. Repita o processo em todos os PCs que vão usar a raspi, e também nos celulares (use o botão de + "join network").

Autorize as redes

Agora volte ao my.zerotier.com, e entre na rede criada. Vá até a seção "members". Você vai ver que todos os dispositivos que conectaram estão ali, mas ainda precisam ser autorizados. Clique na caixinha da primeira coluna da esquerda ao lado de cada um, e pronto: agora cada aparelho tem um ip virtual local nessa rede. Anote o ip designado para Raspi (o "managed ip", não o "physical ip"). A partir de agora, nesses aparelhos, você poder usar esse ip no navegador para chegar na home da Raspi.

Próximos passos

Quais são as desvantagens dessa solução? Primeiro que talvez você não queira instalar e autorizar o zerotier em cada dispositivo, e sim usar a tua raspi de qualquer lugar com acesso à internet. Além disso, como comentamos na parte 1, alguns serviços exigem uso de nome de domínio em vez de IP (aparentemente o zerotier tem um sistema de DNS próprio como opçãp, mas não cheguei a investigar).

Para ver uma alternativa para tornar tua Raspi acessível de qualquer lugar, siga para a parte 3 do tutorial.