Lista de livros e manuais para introdução a Redes

De Wiki Coolab
Ir para navegação Ir para pesquisar

Publicações indicadas para aprofundar conhecimentos no assunto.

Redes Sem Fio para Países em Desenvolvimento - (Wireless Network in the Developing World ou WNDW para os íntimos)

uma das publicações mais antigas sobre o assunto e ainda assim muito atual, apresenta de forma bem explicada conceitos de rede, protocolos básicos, espectro e eletromagnetismo, casos de uso e implementações ao redor do mundo. No próprio site podemos baixar o livro grátis que atualmente esta em sua terceira versão, mas que infelizmente não esta traduzida para Português. Para a versão em português o link direto aqui.

Commotion Wireless

um projeto que infelizmente está parado mas que gerou uma das mais completas documentações técnicas ao meu ver, o Commotion Construction Kit, também conhecido como CCK. Tem uma ótima diagramação, jogos de aprendizagem, técnicas de apresentação, onde o método pensa desde os atores envolvidos, passando pelas ferramentas, técnicas de instalação física dos rádios, postes e afins até o software. Tristemente o desenvolvimento do projeto está parado e o software deles não roda na maioria dos equipamentos acessíveis no Brasil.

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário

aborda as questões legais, e embora as agências reguladoras estejam constantemente mudando as coisas nesse cenário e as regras tenham sido alteradas, é o que temos de mais concreto até hoje para o cenário nacional e pode ser obtido aqui . A publicação auxilia a ter uma visão geral das questões mais burocráticas, regulatorias e associativistas em território nacional e apresenta diferentes opções técnicas. Você pode fazer o download clicando aqui.

Referências

Redes sem fio em países em desenvolvimento - http://wndw.net/pdf/wndw-pt/wndw-pt-ebook.pdf
Como montar e regularizar um provedor comunitário - https://artigo19.org/blog/2017/01/17/como-montar-e-regularizar-um-provedor-comunitario/
Commotion Wireless - https://www.commotionwireless.net/